Dr Guilherme Targino

Atenção à todos os detalhes

Acolhimento da primeira à última consulta.

Rinoplastia para nariz negroide

A cirurgia plástica no nariz é um procedimento muito procurado por indivíduos de diferentes biotipos que buscam o mesmo resultado: um nariz mais harmônico. O desejo de modificar os traços naturais para conquistar rostos mais simétricos e narizes mais bem projetados tem provocado o aumento da busca de informações sobre a rinoplastia.

É possível realizar uma cirurgia plástica respeitando as características étnicas de cada paciente. Cada pessoa apresenta características específicas que variam de acordo com a sua raça, resistência das cartilagens, cicatriz, entre outras especificidades, e que precisam ser levadas em consideração pelo cirurgião plástico antes de planejar a técnica utilizada em cada procedimento.

Isso significa que em uma cirurgia de rinoplastia para nariz negroide, a abordagem cirúrgica deve se adequar às suas características e o procedimento deve ser totalmente individualizado.

O que caracteriza um nariz negroide

As características do nariz de cada indivíduo geralmente variam de acordo com a raça de cada paciente, e essas especificidades devem ser levadas em consideração pelo cirurgião plástico antes do planejamento de cada procedimento estético.

O nariz negroide apresenta um formato mais achatado e largo comparado com outros tipos de narizes. Geralmente apresenta pouca projeção e as narinas grandes e arredondadas. O tipo de pele também é mais grossa em comparação com o nariz caucasiano e as cartilagens são mais sensíveis.

Antes de realizar a rinoplastia para nariz negroide, o profissional precisa estudar os traços de individualidade de cada etnia. O objetivo da cirurgia é conseguir um resultado harmônico e natural, portanto, é preciso respeitar as características físicas de cada paciente.

O que considerar antes de realizar a rinoplastia para nariz negroide

Um nariz para ser considerado negroide precisa seguir algumas das principais características apresentadas acima. Trata-se de uma herança genética que faz parte do biotipo de determinados grupos étnicos da sociedade.

Antes de realizar uma rinoplastia para nariz negroide é necessário avaliar o tipo de insatisfação do paciente com a estética do nariz. O paciente precisa conversar com o cirurgião plástico e explicar o porquê ele deseja se submeter a esse procedimento que é considerado de risco, além de ser definitivo.

É importante destacar que o conceito de beleza é relativo. O que pode ser considerado um nariz bonito é extremamente subjetivo e varia de pessoa para pessoa.

Por isso, antes de realizar uma rinoplastia ou qualquer outro procedimento cirúrgico deve-se respeitar determinados critérios como harmonia do nariz em relação ao rosto e estrutura facial de maneira geral.

O paciente não deve se submeter a cirurgia sem antes ter certeza de que quer mesmo fazer uma plástica.

Para que serve a rinoplastia para nariz negroide

  • Reduzir o tamanho das asas nasais;
  • Alterar a projeção da ponta com auxílio de próteses ou enxertos de outros tecidos do próprio paciente;
  • Aumentar o dorso nasal;
  • Deixar o nariz mais alongado e projetado em relação à face;
  • Afinar a ponta nasal, aumentando a projeção;
  • Alterar a projeção;
  • Reforçar as cartilagens nasais para amenizar obstruções respiratórias;
  • Alterar o tamanho do nariz;
  • Afinar o nariz.

Durante a rinoplastia para nariz negroide geralmente também são realizados outros procedimentos para corrigir desvios do septo nasal e doenças nasossinusais, caso necessário. Um dos principais objetivos de quem procura por esse tipo de cirurgia é suavizar e melhorar algumas características específicas do nariz negroide. Qualquer pessoa pode e deve procurar por uma intervenção estética caso esteja se sentindo incomodada com sua aparência física.

Entretanto, é sempre importante frisar que um bom cirurgião plástico deve preservar as características étnicas do paciente. Por isso, a escolha do profissional é decisiva e vai interferir no resultado positivo do procedimento. Um cirurgião qualificado é fundamental para que a rinoplastia apresente um resultado natural e harmônico.

Como escolher um cirurgião plástico

Antes de se preparar para a cirurgia plástica de rinoplastia para nariz negroide é importante que o paciente escolha sempre o melhor cirurgião plástico, pois assim as chances de o procedimento ser bem sucedido são maiores.

Um profissional qualificado e com experiência ajuda na decisão pela rinoplastia em um nariz negroide. Essa decisão deve ser feita em conjunto com um cirurgião plástico de confiança que seja capaz de avaliar as particularidades de cada caso e definir se a cirurgia plástica é realmente a opção que atende às expectativas do paciente. Um bom cirurgião vai sanar todas as dúvidas, deixando o paciente mais confortável e seguro antes da cirurgia.

Algumas informações como complexidade de cada cirurgia, tipo de anestesia que o paciente vai ser submetido, internação, repouso, restrições no cotidiano durante o período de recuperação e cuidados gerais são básicas e precisam ser ditas ao paciente.

Cirurgião membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

A rinoplastia, assim como qualquer cirurgia plástica, deve ser realizada por um cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) Os pacientes devem pesquisar e apenas realizar cirurgias com médicos aptos para esse tipo de procedimento.

É aconselhável ouvir a opinião de outros pacientes que já realizaram esse procedimento e buscar médicos com boa reputação. É válido pesquisar na internet ou em redes sociais informações sobre cirurgiões antes de tomar a decisão final.

O paciente tem a responsabilidade de se informar antes da cirurgia. Isso vai interferir no sucesso do procedimento e na melhor cicatrização. Um profissional preparado vai saber orientar o paciente, apresentar os riscos e mostrar como o procedimento funciona.

Pré-operatório da Rinoplastia para nariz negroide

A conversa entre cirurgião e paciente antes da operação é esclarecedora e fundamental. Não é possível realizar a cirurgia antes de passar pela consulta médica e antes de se submeter a todos os exames necessários. O médico vai pedir um check-up completo que é fundamental para garantir o máximo de segurança durante a cirurgia.

Toda cirurgia plástica apresenta riscos e todas as orientações médicas devem ser seguidas. Não se trata de um procedimento simples, requer cuidados e preparação.

• O paciente deve realizar uma consulta antes de se submeter ao processo cirúrgico. Nesta consulta serão realizados esclarecimentos em relação à cirurgia e sobre o resultado final do procedimento • Exames laboratoriais serão pedidos pelo médico para atestar a saúde do paciente • Antes da cirurgia o paciente deve manter uma alimentação saudável • Parar de fumar • Parar de ingerir bebida alcoólica • Não se automedicar. Apenas usar a medicação prescrita pelo médico

Após os exames e depois de cumprir todas as recomendações médicas, o paciente deve ser avaliado e liberado para a realização da cirurgia.

Principais benefícios da rinoplastia para nariz negroide

• Melhora na respiração devido ao reforço nas cartilagens ou pela realização de outros procedimentos complementares como tratamento de desvio de septo • Aumento da autoestima do paciente • Resolve questões como problemas no sono e alergias crônicas • Ganho na qualidade de vida. Muitos pacientes optam pela cirurgia porque sofrem com bullying devido ao formato do nariz • O paciente consegue um rosto mais harmônico após a rinoplastia • A cirurgia melhora as características individuais e reforma a beleza do paciente • Aperfeiçoamento no formato do nariz • Harmonização facial

Recuperação e resultados finais

No pós-operatório, os pacientes submetidos à rinoplastia ficam internados de 12 a 24 horas. O paciente vai precisar de um curativo reforçado cujo objetivo é modelar e proteger o nariz.

O inchaço é esperado após a cirurgia, mas vai desaparecendo ao longo do processo de recuperação. Por conta disso, a avaliação de um resultado final de uma rinoplastia para nariz negroide só pode ser feita após 1 ano de cirurgia. 

O paciente precisa ter muita paciência. Não é possível avaliar o resultado final antes desse tempo. O processo de recuperação é longo e vai depender da colaboração de cada paciente. É fundamental seguir à risca todas as recomendações da equipe médica. Assim o paciente consegue uma boa cicatrização e poderá voltar às suas atividades de rotina o quanto antes.

Além desses cuidados, o paciente deve:
• Manter uma alimentação baseada em comidas frias e pastosas • Fazer uso de descongestionantes e compressas geladas caso tenha dificuldades de respirar por conta da Rinoplastia • Realizar repouso absoluto na primeira semana após a cirurgia • Evitar exposição solar. A melhor estação do ano para realizar o procedimento é durante o inverno • Usar protetor solar para evitar o aparecimento de manchas

É importante seguir as orientações do cirurgião plástico antes e depois da cirurgia. A escolha de um bom profissional é fundamental. Ele vai prescrever todas as medicações corretas e cabe ao paciente cumprir todas as instruções passadas pelo cirurgião e sua equipe médica.

Dessa forma, a recuperação acontece de forma satisfatória e o paciente consegue minimizar complicações que poderiam surgir na fase do pós-operatório.

Os resultados após a conclusão da recuperação são surpreendentes. A rinoplastia para nariz negroide é um procedimento que costuma oferecer bons resultados e funciona como uma harmonização da face, além de aumentar a autoestima dos pacientes.

Eu e você juntos na jornada pela realização do seu sonho

whatsapp Agende sua Avaliação
whatsApp Posso Ajudar?