Dr Guilherme Targino

Atenção à todos os detalhes

Acolhimento da primeira à última consulta.

Rinoplastia para nariz grande

Uma das principais queixas de pacientes em consultórios de cirurgiões plásticos é em relação ao tamanho do nariz. São pessoas insatisfeitas com o formato de seus narizes e com a maneira que isso afeta suas vidas.

A questão estética muitas vezes é limitadora e faz com que algumas pessoas desenvolvam complexos e percam oportunidades. Em alguns casos, as pessoas não têm vontade de conhecer outras pessoas por vergonha da aparência ou não gostam de aparecer em fotos (principalmente de perfil) por conta do tamanho do nariz.

Nesses casos, a cirurgia no nariz, conhecida como rinoplastia, pode ser muito benéfica. Há um aumento de pessoas que buscam na rinoplastia para nariz grande uma oportunidade de diminuir o tamanho de seus narizes e recuperar a sua autoestima.

Afinal, o que é rinoplastia?

A rinoplastia é a cirurgia plástica do nariz. É um procedimento muito procurado no Brasil. Trata-se de uma intervenção cirúrgica realizada com o objetivo de modificar o nariz o deixando mais harmonioso.

A cirurgia corrige as alterações de diversos tipos, mas é muito procurada principalmente por quem está interessado em diminuir o tamanho do nariz. Trata-se de uma técnica invasiva e definitiva, mas que promete resultados surpreendentes ao paciente.

É preciso se informar antes de realizar o procedimento para ter certeza de como ele é feito e todos os riscos que uma cirurgia oferece. A rinoplastia para nariz grande é indicada principalmente para pessoas que tiveram problemas de bullying na infância ou adolescência por conta do formato do nariz ou que estejam insatisfeitas com a questão estética e buscam um nariz mais harmônico ao rosto.

O que caracteriza um nariz grande

O conceito de nariz grande é relativo. O que pode ser considerado um nariz grande para uma pessoa, não é para outra. Algumas pessoas estão bem satisfeitas com o formato de seus narizes mesmo não se encaixando no padrão imposto pela sociedade.

Na prática, um nariz grande se caracteriza por um aumento das estruturas cartilaginosas e ósseas nasais. 

Normalmente apresenta um osso saliente no dorso e a ponta mais grossa. Além do comprimento ser exagerado e as narinas afastadas, um nariz grande pode ser medido em relação a outras partes do corpo. Uma delas é a distância do nariz em relação aos olhos. Geralmente, narizes muito largos costumam ter mais espaço entre os olhos.

Outros pontos a serem observados são em relação ao contorno do queixo e até o alinhamento da testa. Se o nariz possui uma característica muito saliente, é sinal de que ele não é proporcional ao rosto.

Quando considerar a cirurgia de rinoplastia?

É importante que o paciente esteja certo da decisão de se submeter a uma rinoplastia para nariz grande. É uma cirurgia invasiva e definitiva, portanto, o paciente precisa refletir muito antes de tomar a decisão final.

O profissional responsável pela cirurgia precisa ser capaz de realizar o procedimento de forma satisfatória. O cirurgião deve considerar tanto a questão estética como a questão funcional antes de realizar a rinoplastia. O procedimento não pode ser feito a ponto de prejudicar a respiração do paciente. Nesse caso, a questão estética não pode prevalecer.

Outros casos em que a rinoplastia também é indicada

Além de ser um procedimento indicado para diminuir o tamanho do nariz, a rinoplastia também pode ser indicada para outros casos, tais como:

  • Melhorar a estética do nariz;
  • Corrigir deformidades estéticas;
  • Corrigir problemas estruturais que interferem na respiração;
  • Remodelar o nariz;
  • Tratar disfunções do nariz;
  • Deixar o nariz mais harmônico em relação ao rosto;
  • Aumentar o tamanho do nariz;
  • Melhorar a autoestima;

Qual o objetivo da rinoplastia para nariz grande?

Uma queixa muito frequente das pessoas que possuem um nariz grande é a forma desproporcional com que nariz ocupa um espaço no rosto. Sua posição é central e dependendo do formato do nariz pode se tornar algo esteticamente desconfortável para algumas pessoas.

A rinoplastia para nariz grande tem como principal função reduzir o tamanho do nariz. Para isso, o cirurgião vai utilizar técnicas que permitam que ele diminua todos os segmentos nasais através de raspagem óssea, da diminuição e reposicionamento das cartilagens e asas nasais, além de diminuição do comprimento do nariz.

 

O objetivo é remodelar o nariz de forma que ele fique mais harmônico em relação ao formato do rosto. O procedimento é estudado e pensado antes pelo cirurgião e varia de acordo com as características faciais de cada paciente e do objetivo final da cirurgia.

Como é realizada a rinoplastia para nariz grande

As técnicas utilizadas em qualquer tipo de rinoplastia vai variar de acordo com a necessidade de modificação do nariz. O cirurgião plástico é a pessoa mais indicada para passar as informações ao paciente de como afinar o nariz. Muitos fatores influenciam, desde as limitações da anatomia até questões estéticas.

A rinoplastia para nariz grande é realizada com anestesia geral. O cirurgião também realiza uma anestesia local nos tecidos nasais para diminuir o sangramento durante a cirurgia no nariz.

De modo geral, a rinoplastia para nariz grande é realizada de maneira a retirar segmentos de cartilagens que se localizam na extremidade nasal de modo a reestruturar o nariz conforme a necessidade.

O cirurgião também realiza o lixamento e raspagem óssea. O objetivo é diminuir a altura do nariz. Em alguns casos, fraturas dos ossos podem acontecer a fim de espreitar o nariz.

Em seguida, a ponta do nariz é remodelada para que fique com um aspecto definido. Em casos específicos, desvios de septo são tratados a fim de melhorar a qualidade da respiração.

Quem pode realizar a rinoplastia para nariz grande
  • Como qualquer cirurgia plástica, o paciente precisa estar bem de saúde antes de se submeter ao procedimento;
  • Ele deve realizar uma consulta antes da cirurgia. Nesta consulta serão realizados esclarecimentos em relação à rinoplastia e sobre o resultado final do procedimento;
  • Exames laboratoriais serão pedidos pelo médico para atestar a saúde do paciente;
  • Antes da cirurgia o paciente deve manter uma alimentação saudável, parar de fumar e de ingerir bebida alcoólica;
  • Apenas usar a medicação prescrita pelo médico. Nunca usar medicamentos por conta própria;

Muitas pessoas têm dúvidas em relação a idade certa para realizar o procedimento. Na verdade, a rinoplastia para nariz grande deve seguir as recomendações de qualquer outro procedimento que esteja relacionado com a estrutura óssea do paciente.

Um adolescente pode se submeter a rinoplastia a partir dos 16 anos porque é a partir dessa idade que a fase de crescimento e desenvolvimento dos ossos e cartilagens já tenha se encerrado.

Entretanto, vale a pena ressaltar que o paciente precisa conversar com o profissional sobre essa questão, uma vez que alguns adolescentes podem apresentar uma fase de crescimento prolongada.

Antes de se submeter a uma rinoplastia para nariz grande é importante que o paciente escolha sempre o melhor cirurgião plástico, pois assim as chances de o procedimento ser bem sucedido são maiores.

Como escolher um cirurgião plástico

É importante sempre pesquisar antes de escolher um profissional de saúde para realizar qualquer tipo de procedimento cirúrgico. Um bom médico vai sanar todas as dúvidas do paciente, o deixando mais confortável e seguro para a cirurgia. Ele é capaz de explicar ao paciente como a rinoplastia funciona e apresentar os resultados esperados.

Um cirurgião experiente qualificado vai esclarecer os principais riscos que a cirurgia oferece. Algumas informações como complexidade de cada cirurgia, tipo de anestesia que o paciente vai ser submetido, internação, repouso, restrições no cotidiano durante o período de recuperação e cuidados gerais são básicas e precisam ser ditas ao paciente.

Cirurgião membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

A rinoplastia, assim como qualquer cirurgia plástica, deve ser realizada por um cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) Os pacientes devem pesquisar e apenas realizar cirurgias com médicos aptos para esse tipo de procedimento.

É aconselhável ouvir a opinião de outros pacientes que já realizaram esse procedimento e buscar médicos com boa reputação. É válido pesquisar na internet ou em redes sociais informações sobre cirurgiões antes de tomar a decisão final.

O paciente tem a responsabilidade de se informar antes da cirurgia. Isso vai interferir no sucesso do procedimento e na melhor cicatrização. Um profissional preparado vai saber orientar o paciente, apresentar os riscos e mostrar como o procedimento vai ficar.

Como é o pós-operatório da rinoplastia para nariz grande?

  • É normal o aparecimento de áreas roxas e inchaços após a cirurgia, principalmente na região embaixo dos olhos. Esses sintomas vão desaparecendo com o tempo. O paciente não precisa se preocupar;
  • Também é normal ocorrer obstrução respiratória devido ao inchaço;
  • Os pontos são retirados em aproximadamente 7 dias;
  • É indicado que o paciente faça drenagem. Vai ajudar muito no processo de recuperação;
  • Atividades físicas ou exercícios mais pesados são liberados após 30 dias.

Eu e você juntos na jornada pela realização do seu sonho

whatsapp Agende sua Avaliação
whatsApp Posso Ajudar?