Dr Guilherme Targino

Atenção à todos os detalhes

Acolhimento da primeira à última consulta.

Rinoplastia para nariz de batata

O aumento da vaidade tem ocorrido por influência de vários fatores e tem levado as pessoas as clínicas de cirurgias plásticas. Procedimentos de diversos tipos são realizados para modificar ou corrigir partes do rosto e do corpo. O desejo de conseguir uma aparência mais harmoniosa é o principal motivo que leva alguém a buscar por cirurgias plásticas.

A cirurgia plástica no nariz é uma das mais procuradas tanto por homens quanto por mulheres. A vontade de modificar os traços naturais para conquistar rostos mais harmônicos e narizes mais bem projetados gerou o aumento da procura por informações sobre a rinoplastia.

Esse artigo vai tratar especificamente sobre a Rinoplastia para "nariz de batata". Trata-se de um tipo de nariz que tende a ser alargado nas laterais e mais achatado na parte central. Algumas pessoas se queixam desse tipo de formato de nariz, pois acreditam que interfere esteticamente na projeção do nariz.

Como se caracteriza um “nariz de batata”

O “nariz de batata” é o termo popular usado por quem deseja identificar um tipo específico de nariz. É caracterizado por apresentar asas nasais maiores e ápice do nariz mais achatado. Algumas pessoas se queixam desse formato e decidem por realizar uma intervenção cirúrgica cujo objetivo é reduzir o tamanho das asas do nariz. Desse modo, o resultado vai ser um nariz mais em harmonia com face e um pouco mais fino.

Pessoas de determinadas etnias estão mais propensas a possuírem esse tipo de nariz. É uma característica natural e o objetivo da cirurgia não é descaracterizar essa condição, mas sim fazer com que o indivíduo se sinta mais satisfeito com a própria aparência.

A rinoplastia para “nariz de batata” deve ser realizada por um cirurgião plástico qualificado e habilitado para realizar esse tipo de procedimento.

Quem pode fazer a cirurgia?

Ao decidir fazer uma cirurgia plástica, principalmente uma que promova uma grande alteração no formato e aparência do rosto como a rinoplastia para “nariz de batata”, o paciente precisa estar psicologicamente preparado para esse procedimento.

Qualquer pessoa que esteja insatisfeita com o seu nariz e que esteja apta para se submeter a uma cirurgia pode fazer uma rinoplastia, desde que esteja certo disso. É importante destacar que não se trata apenas de escolher o procedimento que fazer ou quando fazer, mas também decidir por um bom cirurgião para realizar a operação. A expectativa do resultado e as dúvidas que vão surgindo no meio do caminho causam ansiedade no paciente.

A busca por um rosto “perfeito” pode influenciar negativamente e gerar outros problemas como desejos irreais ou milagrosos de atingir uma aparência que não pode ser conquistada. Os médicos precisam estar preparados para tratar essas e outras questões com os pacientes a fim de não os enganar. É importante apresentar as expectativas reais.

Como é a cirurgia de rinoplastia para “nariz de batata”

A rinoplastia é a cirurgia plástica no nariz. É um procedimento realizado com o objetivo de modificar o nariz o deixando mais harmonioso. Trata-se de uma técnica que, além de modificar a aparência física do paciente, promove o aumento da autoestima.

O paciente que vai se realizar a rinoplastia para “nariz de batata” precisa saber que o cirurgião pode precisar abordar técnicas de acordo com o objetivo de cada procedimento e desejo de alcançar as alterações desejadas.

No caso da rinoplastia para “nariz de batata” é comum que seja realizada:

  • remodelagem do formato do nariz por meio de incisões com o objetivo de diminuir a extensão da base nasal;
  • Para conseguir afinar o nariz é comum que o cirurgião use enxertos de cartilagem na ponta do nariz. Desse modo, ele consegue aumentar a projeção da ponta alcançando assim o objetivo desejado;
  • A anestesia escolhida pelo cirurgião pode ser a geral ou local com sedação.

Nesse caso, trata-se de uma cirurgia com fins estéticos, mas é sempre importante destacar que as questões funcionais do nariz devem ser avaliadas antes da cirurgia.

Isso significa que a rinoplastia para “nariz de batata” não deve comprometer a função principal do nariz e, em muitos casos, o paciente ainda pode se beneficiar realizando correções na mesma cirurgia que vão melhorar sua saúde como, por exemplo, o desvio de septo.

Quando considerar a Rinoplastia para “nariz de batata”

Muitas pessoas têm o interesse em modificar o formato natural do nariz, mas quando se submeter a um procedimento tão invasivo e definitivo como uma cirurgia plástica?

É importante que o paciente esteja decidido antes de realizar o procedimento. Ele precisa amadurecer a ideia. É importante que ele tenha consciência dos riscos que corre ao se submeter a uma cirurgia. Todas essas informações são cruciais e devem ser consideradas pelo paciente antes da cirurgia.

Entretanto, é importante ressaltar que não é só a questão estética que deve ser avaliada pelo cirurgião. O médico precisa avaliar se o paciente é um bom candidato para a realização da cirurgia.

Mesmo que o paciente esteja realizando a rinoplastia para “nariz de batata” por vaidade, é preciso que a necessidade de mudança parta de um desejo verdadeiro e não de uma vontade passageira, muitas vezes influenciada por modismos ou influenciado pela mídia.

Como escolher o cirurgião plástico?

Antes de se preparar para a cirurgia plástica de Rinoplastia é importante que o paciente escolha sempre o melhor cirurgião plástico, pois assim as chances de o procedimento ser bem sucedido são maiores.

  • Os pacientes devem pesquisar e apenas realizar cirurgias com médicos aptos para esse tipo de procedimento;
  • Pesquise antes de procurar por um cirurgião. É aconselhável consultar a opinião de outros pacientes que já tenham se submetido ao mesmo procedimento;
  • É válido também realizar buscas na internet e em redes sociais para saber mais informações sobre médicos e como eles trabalham;
  • Agende uma avaliação com um bom profissional. Ele está preparado para sanar todas as dúvidas do paciente;
  • Um bom cirurgião plástico deve explicar ao paciente como é realizada rinoplastia para “nariz de batata” e apresentar os riscos e resultados do procedimento;
  • Algumas informações como complexidade de cada cirurgia, tipo de anestesia que o paciente vai ser submetido, internação, repouso, restrições no cotidiano durante o período de recuperação e cuidados gerais são básicas e precisam ser ditas ao paciente.

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

A Rinoplastia, assim como qualquer cirurgia plástica, deve ser realizada por um cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

O paciente tem a responsabilidade de se informar antes da cirurgia. Isso vai interferir no sucesso do procedimento e na melhor cicatrização. Um profissional preparado vai saber orientar o paciente, apresentar os riscos e mostrar como o procedimento vai ficar.

O sucesso do procedimento vai depender muito da qualificação do profissional que vai realizar a cirurgia.

Como é o pós-operatório

Após realizar a rinoplastia para “nariz de batata”, o paciente precisa se cuidar e cumprir todas as recomendações do médico durante o pós-operatório. A rinoplastia é uma cirurgia e, por isso, exige cuidados.

O paciente vai precisar usar um apoio para proteger a estrutura do nariz depois de operado (aquaplast).

Nas primeiras horas depois do procedimento da Rinoplastia, pode ocorrer sangramento e obstrução nasal. São sintomas esperados e que não indicam problemas na cirurgia. O paciente deve manter contato com a equipe médica e informar tudo o que está acontecendo durante essa fase de recuperação.

O sucesso da cirurgia vai depender muito do comprometimento do paciente em seguir todas as recomendações médicas durante o pós-operatório.

Quais são os resultados esperados nesse tipo de procedimento

Os resultados alcançados com a rinoplastia para “nariz de batata” vai depender do desejo das alterações por conta dos pacientes e nível de dificuldade de cada procedimento. Vale ressaltar que o objetivo da cirurgia é deixar a face harmônica e natural.

Um bom cirurgião é capaz de conseguir resultados satisfatórios que agradem o paciente e que estejam ao alcance do profissional. Isso significa que é possível ter resultados surpreendentes como uma afinação perfeita da ponta do nariz e com melhor projeção, diminuir as asas nasais, retificar o dorso nasal, entre outras alterações que vão aumentar a autoestima do paciente. Recuperação da Rinoplastia para “afinar o nariz”

A rinoplastia é uma cirurgia plástica conhecida por ter uma recuperação lenta, no entanto, os resultados geralmente são muito satisfatórios.

O paciente já consegue observar as alterações no nariz nos primeiros meses após realizar o procedimento. É a melhor opção para quem quer diminuir o tamanho do nariz e quando realizada por um profissional qualificado, oferece um resultado natural.

O resultado final pode demorar um pouco devido à cicatrização que varia de paciente para paciente.

Eu e você juntos na jornada pela realização do seu sonho

whatsapp Agende sua Avaliação
whatsApp Posso Ajudar?