Dr Guilherme Targino

Atenção à todos os detalhes

Acolhimento da primeira à última consulta.

Rinoplastia

Rinoplastia

Muitas pessoas se sentem desconfortáveis com o tamanho do seu nariz porque acreditam que é desproporcional ao rosto. A vaidade e o desejo de se encaixar nos padrões da sociedade são alguns dos motivos que levam a busca por cirurgias.

Além da questão estética, a procura por cirurgias plásticas no nariz também pode ser funcional. Há casos de pessoas que precisam se submeter a cirurgia porque apresentam dificuldades para respirar.

Essas são as principais queixas que os médicos cirurgiões escutam diariamente de pacientes que buscam na Rinoplastia a solução para suas insatisfações em relação à aparência dos seus narizes.  

Por conta disso, o número de pacientes que buscam por procedimentos como Rinoplastia aumenta a cada ano. A seguir, você vai saber tudo sobre esse procedimento que é um dos mais realizados no Brasil.

O que é a Rinoplastia

A rinoplastia é a cirurgia plástica do nariz. É um procedimento realizado com o objetivo de modificar o nariz o deixando mais harmonioso. A cirurgia corrige as alterações como assimetrias que geram desequilíbrio entre esse órgão e o resto da face.

Trata-se de uma técnica delicada e que envolve diversos tipos de procedimentos, mas que quando bem feito, promove o aumento da autoestima do paciente.

É importante realizar a rinoplastia com profissionais qualificados que sejam capazes de realizar o procedimento de forma satisfatória. Em alguns casos, a cirurgia é realizada para corrigir alterações que podem levar o paciente a ter dificuldades respiratórias. Por isso, o cirurgião deve considerar tanto a questão estética como a questão funcional.

Isso significa que não se modifica o nariz de modo que isso comprometa sua função. Ou seja, não se pode deixar um nariz muito fino, pois isso vai diminuir os espaços e válvulas nasais, dificultando a respiração. O cirurgião não vai mudar a estrutura do nariz.

Para que serve a Rinoplastia

  • Melhorar a estética do nariz;
  • Corrigir deformidades estéticas;
  • Corrigir problemas estruturais que interferem na respiração;
  • Remodelar o nariz;
  • Tratar disfunções do nariz;
  • Deixar o nariz mais harmônico em relação ao rosto;
  • Aumentar ou reduz o tamanho do nariz;
  • Melhorar a autoestima.

Quando considerar a cirurgia de Rinoplastia

A rinoplastia é uma técnica indicada para a correção tanto estética quanto funcional do nariz. Através da cirurgia, o paciente consegue modificar o nariz tanto promovendo o seu aumento ou redução.

A rinoplastia é indicada principalmente quando o paciente está incomodado com o formato do nariz. Essa queixa estética pode ser corrigida por um procedimento cirúrgico.

Entretanto, é importante ressaltar que não é só a questão estética que deve ser avaliada pelo cirurgião. O médico precisa avaliar se o paciente é um bom candidato para a realização da cirurgia. É importante que ele tenha consciência dos riscos que corre ao se submeter a uma cirurgia.

Além disso, em diversos casos a rinoplastia é um procedimento que está associado a outros, como a retirada de parte dos cornetos nasais ou a correção do septo.

É uma cirurgia indicada também para corrigir problemas estruturais que interferem na respiração. Os resultados finais variam de paciente para paciente de acordo com suas características fisionômicas.

Tipos de cirurgia (quais técnicas são utilizadas na Rinoplastia)

Durante a Rinoplastia, o cirurgião modifica os ossos e cartilagens que compõem a estrutura do nariz. Quanto mais conservadora a técnica cirúrgica utilizada durante o procedimento, melhores e mais seguros são os resultados.

Os resultados são mais naturais e seguros, deixando o nariz mais harmônico ao rosto. Existem diferentes técnicas cirúrgicas disponíveis para a cirurgia plástica do nariz, com diferentes finalidades e indicações.

Para cada anatomia de nariz existe uma técnica que melhor se adapta. O cirurgião precisa avaliar cada caso e quais as necessidades reais de mudança. A partir disso, o cirurgião vai escolher a técnica que mais se aplica a cada caso.

Dependendo da abordagem escolhida, as incisões podem ser todas internas no nariz (acesso fechado), ou incluir uma pequena incisão da base da columela nasal (acesso aberto). A maioria dos cirurgiões utilizam apenas uma técnica na cirurgia.

Pré-operatório da Rinoplastia

A conversa entre cirurgião e paciente antes da operação é esclarecedora e fundamental. Não é possível realizar a cirurgia antes de passar pela consulta médica e antes de se submeter a todos os exames necessários.

Toda cirurgia plástica apresenta riscos e todas as orientações médicas devem ser seguidas,além de seguir cuidados como:

  • O paciente deve realizar uma consulta antes de se submeter ao processo cirúrgico. Nesta consulta serão realizados esclarecimentos em relação à cirurgia e sobre o resultado final do procedimento;
  • Exames laboratoriais serão pedidos pelo médico para atestar a saúde do paciente;
  • Antes da cirurgia o paciente deve manter uma alimentação saudável;
  • Parar de fumar;
  • Parar de ingerir bebida alcoólica;
  • Não se automedicar. Apenas usar a medicação prescrita pelo médico

Não se trata de um procedimento simples, requer cuidados e preparação. O paciente precisa se comprometer. Isso vai contribuir para o sucesso da cirurgia.

Como escolher um cirurgião plástico

Antes de se preparar para a cirurgia plástica de Rinoplastia é importante que o paciente escolha sempre o melhor cirurgião plástico, pois assim as chances de o procedimento ser bem sucedido são maiores.

Os hospitais e clínicas precisam oferecer ao paciente toda estrutura necessária para esse tipo de operação. Uma avaliação com um bom profissional vai sanar todas as dúvidas do paciente, permitindo que ele se mantenha mais confiante para realizar a cirurgia.

Um cirurgião experiente qualificado vai esclarecer os principais riscos que a cirurgia oferece. Algumas informações como complexidade de cada cirurgia, tipo de anestesia que o paciente vai ser submetido, internação, repouso, restrições no cotidiano durante o período de recuperação e cuidados gerais são básicas e precisam ser ditas ao paciente.

A fase de escolha do profissional é uma das mais importantes e mais difíceis para o paciente. Por isso, as dicas servem para ajudar quem está decidido a realizar o procedimento de Rinoplastia, mas não sabe como encontrar um bom cirurgião.

Cirurgião membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

É importante ressaltar que a Rinoplastia deve ser realizada por um cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

Os pacientes devem pesquisar e apenas realizar cirurgias com médicos aptos para esse tipo de procedimento.

É aconselhável ouvir a opinião de outros pacientes que já realizaram esse procedimento e buscar médicos com boa reputação. É válido pesquisar na internet ou em redes sociais informações sobre cirurgiões antes de tomar a decisão final.

Cabe ao paciente se informar e realizar o procedimento com um profissional qualificado. Isso vai interferir no sucesso do procedimento e na melhor cicatrização. Uma profissional preparada vai saber orientar o paciente, o deixando confortável para realizar a cirurgia.

Como funciona o processo de recuperação da Rinoplastia

O paciente precisa se cuidar e cumprir todas as recomendações do médico durante o pós-operatório. A rinoplastia é uma cirurgia e, por isso, precisa de cuidados. O resultado definitivo da rinoplastia só pode ser avaliado após um ano da realização do paciente.

É preciso garantir o apoio e proteção da estrutura do nariz. Por isso, o cirurgião coloca um tampão ou gesso na região operada, além de fazer um curativo. Nas primeiras horas depois do procedimento da Rinoplastia, pode ocorrer sangramento e obstrução nasal. O paciente deve seguir as orientações médicas para conter o ocorrido.

Ao longo do processo de recuperação da rinoplastia, é normal que o paciente sinta dor, inchaço, incômodo e até escurecimento na região. Esse período pós-operatório costuma ser muito doloroso para os pacientes. O médico pode ainda recomendar analgésicos.

Todos esses sintomas são esperados e o paciente não precisa se desesperar. Com o tempo, à medida que a recuperação vai avançando, os resultados vão aparecendo e os sintomas vão diminuindo.

A recuperação da Rinoplastia tem uma duração média de até 7-10 dias. Após esse período, já é possível retomar as atividades de trabalho. Após 4 semanas, os pacientes já podem voltar a praticar exercícios físicos de forma moderada.

Além desses cuidados, o paciente deve:

  • Manter uma alimentação baseada em comidas frias e pastosas;
  • Fazer uso de descongestionantes e compressas geladas caso tenha dificuldades de respirar por conta da Rinoplastia;
  • Realizar repouso absoluto na primeira semana após a cirurgia;
  • Evitar exposição solar enquanto tiver equimoses no rosto;
  • Usar protetor solar para evitar o aparecimento de manchas;

Resultado final

Os resultados após a conclusão da recuperação são surpreendentes. A Rinoplastia é um procedimento que costuma oferecer bons resultados e funciona como uma harmonização da face.

O resultado final começa a ser observado após 01 ano da cirurgia, período no qual praticamente todo edema regrediu.

A mudança na forma do nariz afeta positivamente no quesito estético e funcional. Além disso, os pacientes comemoram os resultados positivos também no aumento da sua autoestima.

Eu e você juntos na jornada pela realização do seu sonho

whatsapp Agende sua Avaliação
whatsApp Posso Ajudar?