Dr Guilherme Targino

Atenção à todos os detalhes

Acolhimento da primeira à última consulta.

Qual a diferença entre rinoplastia e rinomodelação

O número de pessoas que procuram procedimentos estéticos porque se sentem incomodadas com a aparência do nariz cresce a cada ano. A vaidade, o desejo de se encaixar nos padrões da sociedade, ou até mesmo por necessidade são os principais motivos que levam a busca por cirurgias.

Com conta disso, tem crescido o número de pacientes que buscam por procedimentos como rinoplastia e rinomodelação. Mas, afinal de contas, qual a diferença entre rinoplastia e rinomodelação?

O que é rinoplastia?

A rinoplastia é a cirurgia plástica no nariz. É um procedimento realizado com o objetivo de modificar o nariz o deixando mais harmonioso. Trata-se de uma técnica delicada, mas que promove o aumento da autoestima.

É importante realizar a rinoplastia com profissionais qualificados que sejam capazes de realizar o procedimento de forma satisfatória. O cirurgião deve se preocupar tanto com a estética, quanto com a função.

Isso significa que não se pode modificar o nariz de modo que isso comprometa sua função. Ou seja, não se pode deixar um nariz muito fino, pois isso vai diminuir os espaços e válvulas nasais, dificultando a respiração. O cirurgião não vai mudar a estrutura do nariz. A seguir, vamos explicar qual a diferença entre rinoplastia e rinomodelação.

O que é rinomideração?

A rinoplastia é uma cirurgia plástica muito conhecida, porém existe outra intervenção cirúrgica conhecida como rinomodelação. Tanto a rinoplastia quanto a rinomodelação são procedimentos cuja função é corrigir imperfeições no nariz. Entretanto, ambas possuem indicações e técnicas diferentes. Portanto, qual a diferença entre rinoplastia e rinomodelação?

A rinomodelação não é uma cirurgia e sim um procedimento estético realizado por meio da aplicação de ácido hialurônico no nariz. Diferente da rinoplastia, a rinomodelação tem uma duração temporária. Muitas pessoas preferem realizar primeiro a rinomodelação para depois realizarem a cirurgia definitiva.

Trata-se de uma técnica menos invasiva para modificar o nariz uma vez que não precisa de bisturi. O procedimento é realizado através da aplicação de componentes como o ácido hialurônico.

Quando considerar a cirurgia

Muitas pessoas têm o interesse em modificar o formato natural do nariz, mas qual procedimento escolher? Afinal, qual a diferença entre rinoplastia e rinomodelação?

Para quem está incomodado com o nariz, mas ainda não tem certeza se deseja realizar um procedimento definitivo, a rinomodelação é a mais indicada uma vez que é reversível. Nesse caso, o procedimento vai funcionar como uma ponte para a cirurgia definitiva.

Há quem esteja decidido a modelar o nariz, mas tem receio de realizar uma cirurgia estética. Nesse caso, a rinomodelação também é indicada.

Já a rinoplastia é uma técnica indicada para a correção tanto estética quanto funcional do nariz. Através da cirurgia é possível aumentar ou diminuir o nariz, reduzir as asas, dar projeção para a ponta ou melhorar a projeção do dorso nasal, entre outras vantagens.

A rinoplastia é indicada principalmente quando o paciente está incomodado com o formato do nariz. Essa queixa estética pode ser corrigida por um procedimento cirúrgico.

Entretanto, é importante ressaltar que não é só a questão estética que deve ser avaliada pelo cirurgião. O médico precisa avaliar se o paciente é um bom candidato para a realização da cirurgia. O paciente precisa estar pronto para realizar um procedimento cirúrgico definitivo. É importante que ele tenha consciência dos riscos que corre ao se submeter a uma cirurgia.

Mesmo que o paciente esteja realizando a cirurgia por vaidade, é preciso que a necessidade de mudança parta de um desejo verdadeiro e não de uma vontade passageira, muitas vezes influenciada por modismos ou necessidade de aceitação.

Além disso, em diversos casos a rinoplastia é um procedimento que está associado a outros, como a retirada de parte dos cornetos nasais ou a correção do septo.

Quem pode ou não realizar a cirurgia

Não existe um consenso entre médicos sobre uma idade mínima para se realizar a rinoplastia. Deve-se levar em conta que até os 15 anos a parte crânio-maxilo-facial ainda está em desenvolvimento. E o nariz é o centro do crescimento facial.

Portanto, pacientes com menos de 15 anos precisam tomar essa decisão em conjunto com os pais. É importante que os responsáveis estejam envolvidos na tomada de decisão do jovem, já que a adolescência é um período complicado.

Em muitos casos, o adolescente sofre bullying devido ao tamanho do nariz. Nesse caso, como se trata de um trauma, a cirurgia é indicada independentemente da idade.

Resultados da rinoplastia e rinomodelação

A rinoplastia e a rinomodelação são procedimentos realizados quando o paciente deseja alterar o aspecto estético do nariz. Isso significa que o resultado de ambos os procedimentos implica em uma modificação na aparência e harmonia do rosto. Geralmente os resultados tanto da rinoplastia quanto da rinomodelação deixam o nariz mais fino e modelado, de forma que o nariz fica mais harmonioso.

No caso da rinoplastia, cicatrizes podem ser vistas no caso do paciente escolher pela cirurgia. Entretanto, elas são bem discretas e não vão afetar a vida do paciente.

O paciente precisa de cuidar e cumprir todas as recomendações do médico durante o pós-operatório. A rinoplastia é uma cirurgia e, por isso, precisa de cuidados. O resultado definitivo da rinoplastia só pode ser avaliado após um ano da realização do paciente.

Já no caso dos pacientes que optaram pela rinomodelação, os resultados são mais rápidos e sem nenhuma cicatriz. Após realizar a rinomodelação, o paciente vai apresentar marcas de furos da agulha que desaparecem em seguida.

Os resultados da rinomodelação podem ser observados logo no primeiro dia, porém o inchaço desaparece completamente após aproximadamente 4 semanas. Devido à reabsorção do ácido hialurônico pelo organismo, os resultados da rinomodelação não são definitivos, durando de 1 a 2 anos apenas.

Recuperação da rinoplastia e rinomodelação

A rinoplastia e rinomodelação são técnicas muito procuradas por quem deseja fazer alguma modificação estética no nariz. São procedimentos que apresentam a mesma finalidade, mas que possuem algumas diferenças como durabilidade, por exemplo.

Outro ponto em que a rinoplastia e a rinomodelação se diferem completamente é na recuperação. São procedimentos que apresentam diferenças tanto no grau de desconforto, quanto nos cuidados que precisam ser tomados pelo paciente após a realização dos mesmos.

Após a rinoplastia, é comum que o paciente use uma tala, que deve ser utilizada por uma semana e, posteriormente, um micropore por 15 dias. Após a realização da rinoplastia, tanto o nariz quanto à região ao redor apresenta um inchaço e podem surgir hematomas. Devido às inclusões e fraturas, o paciente pode sentir desconforto e até mesmo dor.

É preciso que os médicos garantam o apoio e a proteção da estrutura da narina para que a recuperação da rinoplastia ocorra de forma satisfatória. Isso é essencial, especialmente durante o período de cicatrização. Por isso, o cirurgião, após a realização da rinoplastia, pode colocar um tampão ou gesso interno, além de um curativo no nariz do paciente.

Nas primeiras 48 horas do pós-operatório da rinoplastia, o paciente pode perceber a ocorrência de sangramento. Se isso acontecer com muita frequência, é recomendado a utilização de uma bolsa de gelo para colocar na região do nariz. A obstrução nasal também é comum, pelo menos nas primeiras semanas. Para realizar a higienização das narinas de forma correta, deve-se usar soro fisiológico.

O paciente, no entanto, não precisa se assustar. Ao longo do processo de recuperação da rinoplastia é normal sentir dor, inchaço, incômodo e até escurecimento na região. Todos esses sintomas são normais e vão desaparecer com o tempo. É preciso que o paciente siga à risca as orientações do cirurgião no pós-operatório.

Geralmente o tempo de recuperação da rinoplastia dura em média até 15 dias. Nesse período já é possível que o paciente consiga realizar suas atividades de rotina normalmente como retomar ao trabalho, por exemplo. Após 4 semanas, retornar aos exercícios físicos.

O resultado final da rinoplastia pode ser observado depois de 1 ano que a cirurgia foi realizada. No caso de pessoas com pele mais espessa, esse tempo aumenta para 2 anos.

Já no caso da rinomodelação, por outro lado, a recuperação é bem mais simples. O paciente consegue voltar às atividades normais após a aplicação do ácido hialurônico no nariz.

É possível que o paciente sinta um leve inchaço e alguns hematomas na região, porém em algumas horas o nariz volta ao normal. A principal recomendação para uma recuperação saudável após a realização da rinomodelação é evitar traumas na região.

A rinoplastia e rinomodelação são dois procedimentos fundamentais para quem deseja fazer alguma modificação estética no nariz. São técnicas que contribuem para a autoestima e bem-estar do paciente. Agora que você já sabe qual a diferença entre rinoplastia e rinomodelação, você precisa de um profissional qualificado para realizar tais procedimentos.

Eu e você juntos na jornada pela realização do seu sonho

whatsapp Agende sua Avaliação
whatsApp Posso Ajudar?