Dr Guilherme Targino

Atenção à todos os detalhes

Acolhimento da primeira à última consulta.

Nariz largo ao sorrir

O aumento da vaidade tem sido influenciado por vários fatores e um deles é o surgimento das redes sociais. As pessoas estão mais preocupadas com sua aparência. O desejo de conseguir um corpo mais harmonioso é o principal motivo que leva alguém a buscar por cirurgias plásticas.

Procedimentos de diversos tipos são realizados para modificar ou corrigir partes do rosto e do corpo de pessoas que estão incomodadas com o resultado das fotos ou vídeos postados nas redes sociais.

Algumas pessoas estão extremamente infelizes com o resultado do nariz largo ao sorrir em fotos e vídeos e isso afeta sua autoestima.

A cirurgia plástica no nariz é uma das mais procuradas tanto por homens quanto por mulheres. O desejo de modificar os traços naturais para conquistar um nariz mais bonito nas fotos gerou o aumento da procura por informações sobre a rinoplastia.

Por que o nariz aumenta ao sorrir?

Uma das queixas de muitos pacientes que procuram pela rinoplastia é o fato de estarem insatisfeitas com o fato de ficarem com o nariz largo ao sorrir. O ato de sorrir envolve uma série de músculos do rosto que possuem alguma relação com músculos que abrem as asas nasais. Por isso, o nariz costuma aumentar quando alguém sorri.

A questão é que algumas pessoas já apresentam um nariz um pouco largo por natureza e, ao sorrir, as asas nasais se abrem e isso causa uma sensação de desconforto em alguns pacientes.

O que pode ser feito para corrigir esse incômodo?

Pacientes insatisfeitos com o nariz largo ao sorrir buscam se submeter a uma rinoplastia para corrigir essa questão. O cirurgião pode realizar a redução da base alar, com intuito de diminuir esta queixa.

Cada profissional deve avaliar cada paciente e elaborar um plano que se adeque às suas necessidades e objetivos. Geralmente o cirurgião utiliza parâmetros para ajudá-lo a chegar em um melhor resultado para cada paciente. Um bom parâmetro da largura do nariz é a distância entre os olhos. Essa distância deveria ser semelhante à distância da base do nariz.

Apenas através de uma avaliação facial e nasal completa que o profissional será capaz de determinar quanto é possível reduzir o tamanho do nariz mantendo a naturalidade.

Mas afinal, o que é rinoplastia?

A rinoplastia é a cirurgia plástica do nariz. É um procedimento realizado com o objetivo de modificar o nariz o deixando mais harmonioso.

A cirurgia corrige alterações como assimetrias e desproporções. O procedimento é feito na maioria das vezes com fins estéticos. Geralmente pessoas que estão insatisfeitas com o formato ou tamanho do seu nariz buscam por essa alternativa. Paciente que estão insatisfeitos com nariz largo ao sorrir podem realizar a rinoplastia como uma forma de resolver esse incômodo.

O cirurgião verifica as medidas da face e realiza um procedimento que respeite as características naturais de cada paciente e, ao mesmo tempo, consiga oferecer a ele as mudanças desejadas.

O que saber antes de realizar a rinoplastia

Importante saber que apenas um profissional vai saber avaliar o nariz de cada paciente a fim de dizer qual a melhor intervenção cirúrgica para ele. Grandes retiradas de parte do nariz podem levar a resultados artificiais e dificuldades para respirar.

É importante que o paciente esteja certo da decisão de se submeter a uma rinoplastia para nariz largo ao sorrir. É uma cirurgia invasiva e definitiva, portanto, o paciente precisa refletir muito antes de tomar a decisão final.

O profissional responsável pela cirurgia precisa ser capaz de realizar o procedimento de forma satisfatória. O cirurgião deve considerar tanto a questão estética como a questão funcional antes de realizar a rinoplastia. O procedimento não pode ser feito a ponto de prejudicar a respiração do paciente.

Outros casos em que a rinoplastia também é a solução

Além de ser um procedimento indicado para resolver a questão do nariz largo ao sorrir, a rinoplastia também pode ser indicada para outros casos, tais como:

  • Melhorar a estética do nariz;
  • Corrigir deformidades estéticas;
  • Corrigir problemas estruturais que interferem na respiração;
  • Remodelar o nariz;
  • Tratar disfunções do nariz;
  • Deixar o nariz mais harmônico em relação ao rosto;
  • Aumentar o tamanho do nariz;
  • Melhorar a autoestima;

omo escolher um bom cirurgião plástico

É importante sempre pesquisar antes de escolher um profissional de saúde para realizar qualquer tipo de procedimento cirúrgico. Um bom médico vai sanar todas as dúvidas do paciente, o deixando mais confortável e seguro para a cirurgia. Ele é capaz de explicar ao paciente como a rinoplastia funciona e apresentar os resultados esperados.

Uma rinoplastia para nariz largo ao sorrir é um procedimento que modifica completamente a face do paciente, por isso, deve ser realizada por profissionais cirurgião qualificados e que vão esclarecer os principais riscos que a cirurgia oferece.

Algumas informações como complexidade de cada cirurgia, tipo de anestesia que o paciente vai ser submetido, internação, repouso, restrições no cotidiano durante o período de recuperação e cuidados gerais são básicas e precisam ser passadas ao paciente pelo cirurgião.

Cirurgião membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

A rinoplastia, assim como qualquer cirurgia plástica, deve ser realizada por um cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

Os pacientes devem pesquisar e apenas realizar cirurgias com médicos aptos para esse tipo de procedimento.

É aconselhável ouvir a opinião de outros pacientes que já realizaram esse procedimento e buscar médicos com boa reputação. É válido pesquisar na internet ou em redes sociais informações sobre cirurgiões antes de tomar a decisão final.

O paciente tem a responsabilidade de se informar antes da cirurgia. Isso vai interferir no sucesso do procedimento e na melhor cicatrização. Um profissional preparado vai saber orientar o paciente, apresentar os riscos e mostrar como o procedimento vai ficar.

O que caracteriza um nariz grande

O conceito de nariz grande é relativo. O que pode ser considerado um nariz grande para uma pessoa, não é para outra. Algumas pessoas estão bem satisfeitas com o formato de seus narizes mesmo não se encaixando no padrão imposto pela sociedade.

Na prática, um nariz grande se caracteriza por um aumento das estruturas cartilaginosas e ósseas nasais. 

Normalmente apresenta um osso saliente no dorso e a ponta mais grossa. Além do comprimento ser exagerado e as narinas afastadas, um nariz grande pode ser esteticamente “feio” principalmente quando o paciente trabalha com fotos ou vídeos. O resultado pode incomodar e até atrapalhar na vida profissional do paciente.

Por conta disso, a rinoplastia se apresenta como uma excelente solução para pessoas que ficam com o nariz largo ao sorrir. Se o nariz possui uma característica muito saliente, é sinal de que ele não é proporcional ao rosto, e isso gera desconforto e queixa de boa parte das pessoas que buscam por uma cirurgia plástica.

Quem pode realizar a rinoplastia para nariz largo ao sorrir

  • Como qualquer cirurgia plástica, o paciente precisa estar bem de saúde antes de se submeter ao procedimento;
  • Ele deve realizar uma consulta antes da cirurgia. Nesta consulta serão realizados esclarecimentos em relação à rinoplastia e sobre o resultado final do procedimento;
  • Exames laboratoriais serão pedidos pelo médico para atestar a saúde do paciente;
  • Antes da cirurgia o paciente deve manter uma alimentação saudável, parar de fumar e de ingerir bebida alcoólica;
  • Apenas usar a medicação prescrita pelo médico. Nunca usar medicamentos por conta própria.

Muitas pessoas têm dúvidas em relação a idade certa para realizar o procedimento. Na verdade, a rinoplastia para nariz largo ao sorrir deve seguir as recomendações de qualquer outro procedimento que esteja relacionado com a estrutura óssea do paciente.

Entretanto, vale a pena ressaltar que o paciente precisa conversar com o profissional sobre essa questão. Antes de se submeter a uma rinoplastia para nariz largo ao sorrir é importante que o paciente escolha sempre o melhor cirurgião plástico, pois assim as chances de o procedimento ser bem sucedido são maiores.

Como é o pós-operatório da rinoplastia para nariz largo ao sorrir?

  • É normal o aparecimento de áreas roxas e inchaços após a cirurgia, principalmente na região embaixo dos olhos. Esses sintomas vão desaparecendo com o tempo. O paciente não precisa se preocupar;
  • Também é normal ocorrer obstrução respiratória devido ao inchaço;
  • Os pontos são retirados em aproximadamente 7 dias;
  • É indicado que o paciente inicie fisioterapia. Vai ajudar muito no processo de recuperação;
  • Atividades físicas ou exercícios mais pesados são liberados após 30 dias.

Todos os sintomas citados acima são esperados durante o pós-operatório e o paciente não precisa se desesperar. Com o tempo, à medida que a recuperação vai avançando, os resultados vão aparecendo e os sintomas vão diminuindo. O resultado final da cirurgia só pode ser visto depois de 1 ano.

Eu e você juntos na jornada pela realização do seu sonho

whatsapp Agende sua Avaliação
whatsApp Posso Ajudar?