Dr Guilherme Targino

Atenção à todos os detalhes

Acolhimento da primeira à última consulta.

Como afinar o nariz

O formato do nariz é muito importante e interfere totalmente na composição do rosto. O Brasil é um país miscigenado, por isso, aqui é muito comum encontrar diversos tipos e formatos de narizes.

Entretanto, em alguns casos, a estrutura nasal se torna desproporcional ao tamanho do rosto. A insatisfação com a aparência faz com que as pessoas busquem alternativas para modificar o nariz e deixá-lo mais harmônico ao rosto.

Tudo vai depender da necessidade de cada pessoa. Algumas se contentam em apenas fazer uso de recursos mais simples como afinar o nariz e que podem ajudar a resolver essa questão. Apenas com a realização de maquiagem, uso de um modelador de nariz ou com ajuda de um procedimento estético chamado bioplastia já é possível afiná-lo.

São alternativas consideradas menos invasivas e que vão deixar o nariz de acordo com o desejo de cada um: um poncho mais afinado nas pontas, mais pontudo ou até mesmo mais fino.

Quando considerar a cirurgia plástica

Quando se ainda é muito jovem e não possui idade para realizar o procedimento cirúrgico, é possível conseguir resultados satisfatórios com as alternativas acima. Entretanto, com o passar do tempo, esses recursos se tornam insuficientes e algumas pessoas estão decididas a realizar um procedimento cirúrgico definitivo para conseguir o nariz desejado.

Nesse caso, a Rinoplastia pode ser uma forma de como afinar o nariz e alcançar a tão sonhada harmonia facial.

O procedimento cirúrgico para remodelação do nariz (Rinoplastia) é feito tanto para melhorar a questão estética quanto para resolver questões funcionais com problemas na respiração.

O que é Rinoplastia e em que casos esse procedimento é indicado

A Rinoplastia é a cirurgia plástica do nariz. É uma técnica muito procurada no Brasil. Trata-se de um procedimento cirúrgico realizado com o objetivo de modificar o nariz o deixando mais harmonioso.

A cirurgia corrige as alterações de diversos tipos, mas é muito procurada principalmente por quem está interessado em saber como afinar o nariz. Trata-se de uma técnica invasiva e definitiva, mas que promete resultados surpreendentes ao paciente. É preciso se informar antes de realizar o procedimento para ter certeza de como ele é feito e todos os riscos que uma cirurgia oferece.

É importante realizar a Rinoplastia com profissionais qualificados que sejam capazes de realizar o procedimento de forma satisfatória. O cirurgião deve considerar tanto a questão estética como a questão funcional antes de realizar a Rinoplastia. O procedimento não pode ser feito a ponto de prejudicar a respiração do paciente. Nesse caso, a questão estética não pode prevalecer.

Além de ser um procedimento indicado para afinar o nariz, a Rinoplastia também pode ser utilizada em outros casos, tais como:

  • Melhorar a estética do nariz;
  • Corrigir deformidades estéticas;
  • Corrigir problemas estruturais que interferem na respiração;
  • Remodelar o nariz;
  • Tratar disfunções do nariz;
  • Deixar o nariz mais harmônico em relação ao rosto;
  • Aumentar ou reduz o tamanho do nariz;
  • Melhorar a autoestima.

Como é a Rinoplastia para afinar o nariz

As técnicas utilizadas em qualquer tipo de Rinoplastia vai variar dependendo do caso e de acordo com a necessidade. O cirurgião plástico é a pessoa mais indicada para passar as informações ao paciente de como afinar o nariz. Muitos fatores influenciam, desde as limitações da anatomia até questões estéticas.

De modo geral, a Rinoplastia para afinar o nariz é realizada de maneira a aproximar as pontas das cartilagens que se localizam na extremidade nasal. Diversas técnicas podem ser usadas para conseguir isso, sempre de acordo com a necessidade de cada paciente.

Quem pode realizar a cirurgia para afinar o nariz

  • Como qualquer cirurgia plástica, o paciente precisa estar bem de saúde antes de se submeter ao procedimento;
  • Ele deve realizar uma consulta antes da cirurgia. Nesta consulta serão realizados esclarecimentos em relação à Rinoplastia e sobre o resultado final do procedimento;
  • Exames laboratoriais serão pedidos pelo médico para atestar a saúde do paciente;
  • Antes da cirurgia o paciente deve manter uma alimentação saudável, parar de fumar e de ingerir bebida alcoólica;
  • Apenas usar a medicação prescrita pelo médico. Nunca usar medicamentos por conta própria.

Pessoas que têm o interesse em saber como afinar o nariz, geralmente, apresentam narizes com características específicas como, por exemplo, em formato de ponta mais arredondada, sem elevação do dorso, com narinas largas e ponta arredondada.

Como escolher um profissional para realizar a Rinoplastia

Antes de se preparar para a cirurgia plástica de Rinoplastia é importante que o paciente escolha sempre o melhor cirurgião plástico, pois assim as chances de o procedimento ser bem sucedido são maiores.

É importante sempre marcar uma avaliação com um bom profissional. Ele vai sanar todas as dúvidas do paciente, o deixando mais confortável e seguro para a cirurgia. Um bom cirurgião vai explicar ao paciente como afinar o nariz e apresentar os resultados.

Um cirurgião experiente qualificado vai esclarecer os principais riscos que a cirurgia oferece. Algumas informações como complexidade de cada cirurgia, tipo de anestesia que o paciente vai ser submetido, internação, repouso, restrições no cotidiano durante o período de recuperação e cuidados gerais são básicas e precisam ser ditas ao paciente.

Cirurgião membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

A Rinoplastia, assim como qualquer cirurgia plástica, deve ser realizada por um cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Os pacientes devem pesquisar e apenas realizar cirurgias com médicos aptos para esse tipo de procedimento.

É aconselhável ouvir a opinião de outros pacientes que já realizaram esse procedimento e buscar médicos com boa reputação. É válido pesquisar na internet ou em redes sociais informações sobre cirurgiões antes de tomar a decisão final.

O paciente tem a responsabilidade de se informar antes da cirurgia. Isso vai interferir no sucesso do procedimento e na melhor cicatrização. Um profissional preparado vai saber orientar o paciente, apresentar os riscos e mostrar como o procedimento vai ficar.

Qual a diferença entre Rinoplastia e Rinomodelação?

Rinoplastia é uma cirurgia plástica. Isso significa que o resultado é definitivo. O paciente precisa estar realmente decidido pela cirurgia antes de se submeter a esse procedimento.

É importante conversar com um médico antes de tirar todas as dúvidas. O paciente não deve fazer uma plástica apenas por influência de outras pessoas ou para se encaixar em um padrão imposto pela sociedade. Precisa ser uma decisão pessoal.

A Rinoplastia é um procedimento que envolve diferentes técnicas que vão ser escolhidas de acordo com cada tipo de nariz, ou seja, é uma decisão que varia de paciente para paciente.

Já a Rinomodelação é um procedimento bem menos invasivo e com duração temporária. É popularmente conhecida como bioplastia. Nesse caso, são injetadas substâncias (geralmente, ácido hialurônico) para levantar a ponta do nariz. Trata-se de um procedimento que deve ser realizado por médicos especialistas em cirurgia plástica ou por dermatologistas.

Pós-operatório da Rinoplastia

Após realizar o procedimento para afinar o nariz, o paciente precisa se cuidar e cumprir todas as recomendações do médico durante o pós-operatório. A rinoplastia é uma cirurgia e, por isso, precisa de cuidados.

O paciente vai precisar usar um apoio para proteger a estrutura do nariz depois de operado (aquaplast).

Nas primeiras horas depois do procedimento da Rinoplastia, pode ocorrer sangramento e obstrução nasal. O paciente deve seguir as orientações médicas para conter o ocorrido.

Como funciona a recuperação da Rinoplastia

Durante a recuperação da rinoplastia, é normal que o paciente sinta dor, inchaço, incômodo e até escurecimento na região. Afinar o nariz é um procedimento invasivo e a recuperação pode ser um pouco dolorosa. O médico pode ainda recomendar analgésicos. Lembrando que o paciente nunca deve se automedicar.

Todos esses sintomas são esperados e o paciente não precisa se desesperar. Com o tempo, à medida que a recuperação vai avançando, os resultados vão aparecendo e os sintomas vão diminuindo. Após 07 dias, o paciente já consegue retomar suas atividades de rotina aos poucos. Após 4 semanas, os pacientes já podem voltar a praticar exercícios físicos de forma moderada.

A recuperação vai contar muito com a colaboração do paciente. Ele precisa seguir todas as orientações médicas. Assim, a recuperação acontece dentro do tempo esperado e sem complicações. O pós-operatório é um período crítico que requer cuidados e atenção tanto da equipe médica quanto do paciente. É importante que a família se envolva nessa fase.

Os resultados da Rinoplastia para afinar o nariz são surpreendentes. A Rinoplastia é uma cirurgia que oferece um bom resultado final e funciona como uma harmonização da face. É a melhor opção para quem quer diminuir o tamanho do nariz e quando realizada por um profissional qualificado, oferece um resultado natural.

Eu e você juntos na jornada pela realização do seu sonho

whatsapp Agende sua Avaliação
whatsApp Posso Ajudar?